O setor de alimentação fora do lar possui uma longa cadeia que envolve desde os produtores de alimentos até o sistema de
delivery, passando pelo desenvolvimento de produtos, produção de embalagens, marketing e muitos outros. Entre os seus
principais tipos de estabelecimento estão bares, restaurantes, quiosques, lanchonetes, foodtrucks, sem falar nas produções
home based focadas exclusivamente no delivery de produtos. Quer conhecer mais sobre o setor? Então vem com a gente!
Market Share
A alimentação fora do lar é uma das mais antigas formas de comércio. O setor é tão antigo e tão forte que seja em momentos
de abundância ou em momentos de crise, o setor sempre desponta como uma opções mais promissoras para quem deseja empreender.
Na Paraíba, o cenário não é diferente. Atualmente, temos 19.361 estabelecimentos registrados, o que corresponde a 20,8% dos
estabelecimentos comerciais no estado.
Total de empresas por porte
A força dos MEIs
Outro dado relevante para quem deseja empreender no setor de alimentação é a quantidade de empresas ativas por porte. Na Paraíba,
dos CNPJs ativos, são de microempreendedores individuais (MEIs), ou seja % dos empreendimentos. Já as microempresas
correspondem a 17,1% dos estabelecimentos.
Diversidade e Segmentação
O mercado da alimentação fora do lar é historicamente reconhecido pela diversidade e alto poder de segmentação. Na Paraíba, esse cenário não é
diferente e, para atender a um público com necessidades e vontades bem específicas, nosso mercado segue liderado pelas lanchonetes, casas de chá,
suco e similares, com 5.368 estabelecimentos, seguidas pelos restaurantes, com 4.908 estabelecimentos e pelo segmento de comidas preparadas
preponderantemente para delivery e take away, com 3.670 estabelecimentos.
Total de empresas
por atividade
Embora existam inúmeras possibilidades de segmentação para os diversos perfis de consumidores, em geral, podemos dividi-los em três categorias gerais,
de acordo com suas preferências de consumo: existem aqueles que buscam a experiência gastronômica, existem os loucos por cupons e descontos, e aqueles
que sempre optam pelas refeições completas, ou seja: valor da experiência, custo-benefício e consumidor padrão, respectivamente. Além disso, analisar
as diferenças entre o ticket médio de cada perfil de consumidor também pode ser um bom começo para entender seu público e oferecer uma experiência
cada vez mais personalizada, sem perder o foco no retorno sobre o investimento.