Números do setor de Beleza

Novos tempos geram novas necessidades, e com a indústria da beleza não é diferente. Seu público exigente demanda a criação de experiências de consumo personalizadas, desafiando os profissionais que se dedicam a cuidar da beleza de seus clientes. Se, de um lado, as marcas trabalham para criar produtos para nichos cada vez mais específicos, os profissionais do setor de serviços precisam estar ainda mais atentos à qualidade do atendimento e às estratégias de relacionamento.

Market Share

Na Paraíba, o setor de serviços de beleza possui um total de empresas ativas e estabelecimentos, o que corresponde a % das empresas ativas do estado. São empreendimentos diversos, concentrados especialmente na região metropolitana de João Pessoa e com destaque para os microempreendedores individuais do setor de serviços.

Empresas ativas

Estabelecimentos

empresas
Total de empresas por porte
A beleza dos pequenos

Das empresas do setor de beleza no estado, são microempreendedores individuais (MEIs), o que corresponde a 94% do total de empresas. Logo em seguida temos as micro empresas, com unidades, o que corresponde a % das empresas do mercado. Ou seja, se você deseja empreender nesta área, o negócio é começar pequeno e manter o pensamento grande.

Polos regionais

O setor de beleza apresenta uma maior concentração de empreendimentos na região metropolitana de João Pessoa (51,5%), na cidade de Campina Grande (18,9%), seguida por Patos (3,7%) e Cajazeiras (2,1%). Essa concentração é natural, já que essas cidades apresentam uma concentração maior de moradores, porém, há muito espaço para o desenvolvimento do setor também nas cidades de menor porte.

Total de empresas
por município

Adaptando-se ao novo

Uma das principais características dos negócios que conseguem se consolidar no mercado é a capacidade de adaptação e, em tempos de pandemia, essa potencialidade se mostra ainda mais necessária. No caso da Paraíba, o setor de beleza é exemplo de adaptação e longevidade. Puxado por uma forte atuação dos salões de beleza, o tempo de vida das empresas pode ultrapassar os 15 anos. Segue com a gente descubra outras potencialidades do setor.

participação dos pequenos negócios
do universo total de empresas mercantis do Estado

Tempo médio de vida das empresas

Total de Empresas
por CNAE
Serviços em alta

O segmento que lidera o segmento da beleza na Paraíba é o de salões de beleza, manicure e pedicure, com 80% dos estabelecimentos. Os outros 20% restantes ficam com as atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza.

Espírito empreendedor

Criar um negócio sustentável é mais do que olhar para os impactos do empreendimento no meio ambiente. É preciso estabelecer também uma estabilidade econômica para que o negócio possa fluir e crescer de forma contínua, gerando emprego, renda e muita satisfação. Por isso, o Sebrae dispõe de uma equipe especializada que vai te ajudar a superar o desafio de vencer os três primeiros anos no mercado e se estabelecer como referência no seu segmento. Entre em contato e agende uma visita. Nós estamos ansiosos para conhecer você e ajudar a transformar sua ideia de negócio em um verdadeiro case de sucesso.

Taxa de mortalidade
das Empresas

Fonte: Base de Empresas Mercantis, Dezembro 2021 - Receita Federal do Brasil