MARKET SHARE

A análise do mercado de saúde traz uma melhor compreensão do tamanho e segmentos desta área que apresentou um crescimento potencial nos últimos anos. Na Paraíba, dos 5.940 estabelecimentos registrados no estado, 5.201, ou seja, 87,55% estão ativas e oferecem algum tipo de serviço para o cliente que procura cuidados para saúde.

Número de Estabelecimentos

Empresas Ativas

TOTAL DE EMPRESAS POR PORTE

PEQUENOS NEGÓCIOS DE SAÚDE EM EXPANSÃO

No estado, a maior representatividade das empresas de saúde são ME (microempresa). Na Paraíba esta empresa representa 75,51% (3.912)do total das empresas ativas. E o Microempreendedor Individual (MEI) atualmente representa o segundo maior quantitativo de empresas do estado, 12,11% (3.912).

TAXA DE MORTALIDADEDAS EMPRESAS

ESPÍRITO EMPREENDEDOR

Criar um negócio sustentável é mais do que olhar para os impactos do empreendimento no meio ambiente. É preciso estabelecer também uma estabilidade econômica para que o negócio possa fluir e crescer de forma contínua, gerando emprego, renda e muita satisfação. No setor de saúde, a taxa de mortalidade das empresas é em 48,1% dos estabelecimentos de até 3 anos. Para enfrentar estes números junto com você, o Sebrae dispõe de uma equipe especializada que vai ajudar a superar este desafio de vencer os três primeiros anos no mercado e se estabelecer como referência no seu segmento. Entre em contato e agende uma visita. Nós estamos ansiosos para conhecer você e ajudar a transformar sua ideia de negócio em um verdadeiro case de sucesso.

EMPRESAS JOVENS E INOVADORAS

As novas empresas que surgiram no mercado, confirmam a tendência de crescimento do setor. O mercado hoje se abre para a inovação e traz ao mercado inúmeras de novas empresas com grandes ideias. São empreendedores que se redescobrem e se reinventam. Além das empresas criadas com a proposta da inovação, também temos um fenômeno que impulsiona a criação de novas empresas, os novos profissionais que chegam ao mercado e a recente crise da pandemia da COVID. Na Paraíba, 40,19% dos estabelecimentos são novos, com até 2 anos de vida.

Tempo médio de vida das empresas

Rotatividade do setor

Uma das principais características dos negócios que conseguem se consolidar no mercado é a capacidade de adaptação e, em tempos de pandemia, essa potencialidade se mostra ainda mais necessária. No caso da Paraíba, o setor de beleza tem uma grande rotatividade e pouca longevidade. Puxado por uma forte presença dos Laboratórios Clínicos e Atividades Odontológicas, o tempo de vida das empresas apresentam um tempo médio de vida inferior a 1 ano. Segue com a gente descubra potencialidades deste setor.

Fonte: Base de Empresas Mercantis, Novembro 2021 - Receita Federal do Brasil