Números do Varejo

O varejo vive um momento de transformação. Conhecido como o setor responsável pela venda de produtos ao consumidor final, os empresários do setor vivem a migração do varejo tradicional para o digital. Para ajudar a você que pensa em investir na área, elecionamos abaixo as principais informações do setor. São números que vão permitir que você aprofunde o conhecimento sobre o mercado e seja capaz de tomar as melhores decisões para o seu empreendimento. Vamos lá?

Market Share

O mercado do varejo na Paraíba desponta como o mais consolidado dos setores e lidera o número de empreendimentos. Das 87.499 empresas registradas no estado, 85.250, ou seja, 97,42% estão focadas na venda de algum produto de varejo. O setor também conta com 89.674 estabelecimentos entre matrizes e filiais distribuídas entre os mais diversos setores do varejo, como supermercados, hipermercados, mercadinhos, farmácias, lojas de vestuário e acessórios, óticas, lojas de eletrodoméstico, móveis e decoração, concessionárias, entre muitos outros segmentos.

Empresas ativas

Estabelecimentos

empresas
Total de empresas por porte
Os pequenos têm a força

Com uma população de mais de 3,944 milhões de habitantes, distribuídas em 56 585 km² de extensão, a Paraíba mostra que a força do setor de varejo no estado vem do pequeno. Das 87.499 empresas registradas no estado, 56.480 são microempreendedores individuais (MEIs), o que corresponde a 64,55% das empresas do mercado. Já as micro empresas aparecem logo atrás, com 29,69% do mercado, o que corresponde a 25.987 empresas.

As rainhas da Paraíba

Assim como no restante do país, os centros comerciais de maior movimento estão concentrados nas cidades de maior volume populacional, afinal, quanto maior o público, maior a possibilidade de vendas. Na Paraíba, a capital João Pessoa lidera o número de empresas varejistas, com mais de 69 mil empresas, seguida por Campina Grande (também conhecida como a Rainha da Borborema), com 36.792 empresas.

Total de empresas
por município

Que seja eterno enquanto dure

Assim como num relacionamento, o estabelecimento de uma empresa no mercado demanda a criação de uma relação com toda uma cadeia produtiva e de distribuição, além do foco na necessidade dos clientes. Somado a isso, a escolha dos produtos e do posicionamento do mercado também são determinantes para o sucesso de uma empresa. Na Paraíba, o tempo médio de vida das empresas do setor de varejo chega a 4,9 anos, mas em alguns casos, pode ultrapassar a marca dos 16 anos de fundação.

participação dos pequenos negócios
do universo total de empresas mercantis do Estado

Tempo médio de vida das empresas

Tempo de atividade
das empresas
Sebrae: seu parceiro de todas as horas

Para ajudar você a alcançar a marca das mais de 17 mil empresas que ultrapassam a marca dos 16 anos no mercado paraibano, o Sebrae criou o projeto Usina de Dados, que somados ao empretec, aos cursos online, feiras, webinars e a muitos outros canais de capacitação ajudam você, empreendedor, a escolher os melhores caminhos para a consolidação da sua marca.

Fonte: Base de Empresas Mercantis, Dezembro 2021 - Receita Federal do Brasil